segunda-feira, 21 de março de 2011

Festival Camoniano de 21 de Março a 23 Abril

O Festival Camoniano inicia a 21 de Março, Dia Mundial da Poesia e termina a 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.
Ao longo destes dias, serão realizadas, por nós, diversas actividades e trabalhos, subordinados ao tema: «Camões, um poeta genial». Todos os dias será apresentado o poema camoniano do dia.

Dia Mundial da Poesia

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, escolhemos poemas de Luís Vaz de Camões, para lermos aos nossos colegas de turma, no âmbito da Semana da Poesia (de 21 a 25 de Março), que a nossa Professora realiza nas nossas aulas de Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado.
Para além da Semana da Poesia, decorre, em simultâneo, a Festa da Primavera, por isso, nós, seguimos a orientação da Professora Rosa e, assim, criámos um projecto em que nós os dois, vamos ler sempre, no início de cada aula, um poema camoniano («Poema do Dia») e vamos realizar outras actividades e trabalhos e a isso tudo chamámos Festival Camoniano.

21 de Março, Poema do Dia, «Alegres campos, verdes arvoredos»

Alegres campos, verdes arvoredos,
claras e frescas águas de cristal,
que em vós os debuxais ao natural,
discorrendo da altura dos rochedos;

silvestres montes, ásperos penedos,
compostos em concerto desigual,
sabei que, sem licença de meu mal,
já não podeis fazer meus olhos ledos.

E, pois me já não vedes como vistes,
não me alegrem verduras deleitosas,
nem águas que correndo alegres vêm.

Semearei em vós lembranças tristes,
regando-vos com lágrimas saudosas,
e nascerão saudades de meu bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário